Especialidades

Endodontia

Você provavelmente esta lendo esta pagina porque que você precisa de tratamento endodôntico. Cada ano mais de 14 milhões de dentes recebem tratamento endodôntico. Sua escolha de receber um tratamento endodôntico assegura que você terá seus dentes naturais como uma fundação saudável para mastigação por longos anos.

Se você nunca fez um tratamento endodôntico também conhecido como "tratamento de canal", você poderá tirar algumas dúvidas ou expectativas que possa ter com nossos especialistas.


Quem faz o tratamento endodôntico?

Todo dentista, pode fazer o tratamento endodontico, na faculdade nós recebemos um pequeno treinamento endodôntico. Clínicos gerais conseguem fazer alguns tratamentos endodonticos, porém muitas vezes quem irá resolver seu problema terá que ser um especialista (endodontistas). 

Endodontistas são dentistas com treinamento especializado na área de endodontia. Eles só fazem tratamentos endodônticos nas suas clínicas por que eles são especialistas. Para serem especialistas, endodontistas completam o curso normal de odonto, e dois ou mais anos de treinamento avançado em endodontia.

Eles fazem tratamentos endodônticos rotineiros, como também tratamentos altamente complexos, incluindo cirurgia endodôntica. Endodontistas também tem experiência em achar a causa de dor oral e facial que tem sido difícil de diagnosticar.


O que é tratamento endodôntico? 

"Endo" é a palavra grega para "dentro", e "odont" é a palavra grega para "dente". Tratamento endodôntico trata a parte de dentro do dente.

Para compreender tratamento endodôntico, ajuda se soubermos da anatomia do dente. Dentro do dente, de baixo do esmalte branco existe uma camada dura chamada de dentina, debaixo dela, há um tecido mole chamado polpa. A polpa contém vasos sanguíneos, nervos, e tecido conjuntivo, e cria os tecidos duros do dente durante o desenvolvimento do dente.

A polpa estende da coroa do dente à ponta das raízes onde conecta aos tecidos que envolvem a raiz. A polpa é importante durante o crescimento e desenvolvimento do dente. No entanto, quando um dente está completamente amadurecido, ela pode sobreviver sem a polpa, por que o dente é nutrido pelos tecidos em volta dela.


Porque eu precisaria de um tratamento endodôntico? 

Tratamento endodôntico é preciso quando a polpa fica inflamada ou infeccionada. A inflamação ou infecção pode ter uma variedade de causas: uma cárie profunda, muitos procedimentos dentários no mesmo dente, ou uma falha ou rachadura no dente.

Além disso, um golpe ao dente pode causar dano à polpa mesmo que o dente não apresente falhas ou rachaduras visíveis. Se uma inflamação ou infecção não for tratada, ela poderá causar dor ou levar a um abscesso. 

Sintomas de dano à polpa incluem dor, sensibilidade do dente a frio ou calor, descoloração do dente, e inchaço e sensibilidade da gengiva em volta do dente. Algumas vezes, no entanto, não há nenhum sintoma.

Como um tratamento endodôntico salva o dente?

O endodontista remove a polpa inflamada ou infeccionada, cuidadosamente, limpa e molda o interior do dente, e enche e veda o espaço. Posteriormente, você precisará por uma coroa ou outra restauração no dente para proteger e restaurar a sua completa função.

Depois de restaurado, o dente continuará a funcionar como qualquer outro dente.


whatsapp
whatsapp