Periodontia

Trata as doenças que afligem todos os tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso, sendo as mais comuns periodontite e gengivite. Os problemas dos tecidos de suporte dos dentes, o chamado Periodonto, que é constituído pelo osso alveolarligamento periodontalcemento radicular e gengiva.

As doenças mais comuns são a gengivite e a periodontite.
- A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana e resíduo alimentar, provocando inchaço e sangramento dela. É totalmente reversível se tratado de forma adequada.

- A periodontite é um estágio avançado da gengivite, a placa bacteriana se aprofunda e calcifica, formando o tártaro ou cálculo. Associada a isso existem os fatores como mau posicionamento dos dentes ("encavalados"), contatos prematuros (um ou vários dentes se tocam antes do fechamento total da boca) ou ainda fatores genético. Os meios de tratamento curativo são baseados na descontaminação radicular (raspagem), enxertos ósseos e gengivais.

Pacientes que possuem doença periodontal devem ser acompanhados de forma sistemática e cuidadosa pelo periodontista pois esta patologia provoca a perda óssea e conseqüentemente o "amolecimento" do dente, levando a perda dental muitas vezes sem nenhum sinal de cárie

Sinais frequentes:

•    Sangramento ao escovar os dentes ou uso do fio dental
•    Gengiva avermelhada e inchada
•    Dentes amolecidos e mudando de posição
•    Mau-hálito constante e gosto ruim na boca